Ferramentas digitais a serem utilizadas pelos professores

Ferramentas digitais a serem utilizadas pelos professores

Juliana Çar Stal

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19 de dezembro de 2023

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Tempo de leitura: 11 minutos

Você já parou para pensar sobre os impactos dos avanços tecnológicos em sala de aula? Pois é, devido a essas mudanças advindas da internet rápida, acessibilidade a dispositivos móveis e alguns efeitos da globalização, a sociedade tem sido impactada por essas mudanças, de diversas maneiras e, obviamente esses impactos refletem no campo educacional, o que torna imprescindível a discussão acerca da incorporação das tecnologias digitais em sala de aula. Principalmente ao que se refere Ensino Médio, o qual segundo a Base Nacional Comum Curricular (2018), tem como foco o desenvolvimento da visão integrada da matemática à realidade.

Talvez você esteja se perguntando “o que isso tem a ver com a Matemática?” A questão é simples, tendo como premissa que é de responsabilidade da área de Matemática e suas tecnologias no Ensino Médio, na BNCC, estimular a capacidade de formular e resolver problemas com recursos matemáticos de modo autônomo. Ainda a respeito disso, quero apresentar uma citação que acredito ser relevante “(…) destaca-se ainda a importância do recurso a tecnologias e aplicativos tanto para a investigação matemática como para dar continuidade ao desenvolvimento do pensamento computacional (…)” (BRASIL, 2017, p. 528).

O uso das tecnologias, se atrelado ao pensamento computacional, a uma situação problema de caráter investigativo, a um problema matemático que exige mais do que cálculos e inclusive a introdução de um novo conteúdo, tende a ser um grande potencial para o desenvolvimento de diversas habilidades. Mas, como se dá a incorporação de ferramentas tecnológicas à aula de Matemática?

A incorporação das tecnologias pode ser realizada utilizando diversas metodologias, uma vez que a tecnologia por si só, é uma ferramenta, é um recurso, que não substitui o pensamento do aluno. Ou seja, é preciso planejar visando o pensar-com-as-tecnologias.

Que ferramentas/recursos são essas/esses? Alguns desses recursos são: as calculadoras científicas, gráficas, softwares de geometria dinâmica e alguns sites integrados à calculadora para visualização gráfica do cálculo realizado. Dessa forma, a ferramenta que vamos apresentar aqui é a calculadora ClassWiz fx – 991LAX, atrelados a ela temos outros recursos: o emulador que é o aplicativo da calculadora que pode ser instalado no computador e o ClassPad.net que é um site que permite a visualização de gráficos a partir da leitura de um QR CODE realizada pela câmera de um celular, sendo o QR CODE gerado pela calculadora científica ou pelo emulador.

Por exemplo, para estudar as funções seno e cosseno comparando os gráficos das funções, a calculadora, em acordo com o intervalo determinado, gera uma tabela e um QR Code do gráfico. Observe as imagens a seguir:

 


Essa é uma das ferramentas que podem ser utilizadas em sala. Verifique os materiais e atividades que envolvam conteúdos e ideias matemáticas para serem utilizadas com a calculadora no link: https://www.casioeducacao.com.br/planos-de-aula/, para que pensemos-com-a-calculadora.

Por: Juliana Çar Stal, professora de Matemática da educação básica e doutoranda em Educação Matemática – UNESP

Referências:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018.

ROSA, M. Cyber formação com professores de matemática: interconexões com experiências estéticas na cultura digital. In: ROSA, M.; BAIRRAL, M. A.; AMARAL, R. B. (Org.). Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. São Paulo: Livraria da Física, 2015, p.57-96.

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"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

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Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

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Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

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Paula Roberta Pereira da Silva

Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo