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Você já parou para pensar sobre os impactos dos avanços tecnológicos em sala de aula? Pois é, devido a essas mudanças advindas da internet rápida, acessibilidade a dispositivos móveis e alguns efeitos da globalização, a sociedade tem sido impactada por essas mudanças, de diversas maneiras e, obviamente esses impactos refletem no campo educacional, o que torna imprescindível a discussão acerca da incorporação das tecnologias digitais em sala de aula. Principalmente ao que se refere Ensino Médio, o qual segundo a Base Nacional Comum Curricular (2018), tem como foco o desenvolvimento da visão integrada da matemática à realidade.
Talvez você esteja se perguntando “o que isso tem a ver com a Matemática?” A questão é simples, tendo como premissa que é de responsabilidade da área de Matemática e suas tecnologias no Ensino Médio, na BNCC, estimular a capacidade de formular e resolver problemas com recursos matemáticos de modo autônomo. Ainda a respeito disso, quero apresentar uma citação que acredito ser relevante “(…) destaca-se ainda a importância do recurso a tecnologias e aplicativos tanto para a investigação matemática como para dar continuidade ao desenvolvimento do pensamento computacional (…)” (BRASIL, 2017, p. 528).
O uso das tecnologias, se atrelado ao pensamento computacional, a uma situação problema de caráter investigativo, a um problema matemático que exige mais do que cálculos e inclusive a introdução de um novo conteúdo, tende a ser um grande potencial para o desenvolvimento de diversas habilidades. Mas, como se dá a incorporação de ferramentas tecnológicas à aula de Matemática?
A incorporação das tecnologias pode ser realizada utilizando diversas metodologias, uma vez que a tecnologia por si só, é uma ferramenta, é um recurso, que não substitui o pensamento do aluno. Ou seja, é preciso planejar visando o pensar-com-as-tecnologias.
Que ferramentas/recursos são essas/esses? Alguns desses recursos são: as calculadoras científicas, gráficas, softwares de geometria dinâmica e alguns sites integrados à calculadora para visualização gráfica do cálculo realizado. Dessa forma, a ferramenta que vamos apresentar aqui é a calculadora ClassWiz fx – 991LAX, atrelados a ela temos outros recursos: o emulador que é o aplicativo da calculadora que pode ser instalado no computador e o ClassPad.net que é um site que permite a visualização de gráficos a partir da leitura de um QR CODE realizada pela câmera de um celular, sendo o QR CODE gerado pela calculadora científica ou pelo emulador.
Por exemplo, para estudar as funções seno e cosseno comparando os gráficos das funções, a calculadora, em acordo com o intervalo determinado, gera uma tabela e um QR Code do gráfico. Observe as imagens a seguir:
Essa é uma das ferramentas que podem ser utilizadas em sala. Verifique os materiais e atividades que envolvam conteúdos e ideias matemáticas para serem utilizadas com a calculadora no link: https://www.casioeducacao.com.br/planos-de-aula/, para que pensemos-com-a-calculadora.
Por: Juliana Çar Stal, professora de Matemática da educação básica e doutoranda em Educação Matemática – UNESP
Referências:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018.
ROSA, M. Cyber formação com professores de matemática: interconexões com experiências estéticas na cultura digital. In: ROSA, M.; BAIRRAL, M. A.; AMARAL, R. B. (Org.). Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. São Paulo: Livraria da Física, 2015, p.57-96.
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Ana Cláudia Cossini Martins
Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
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Maria Regina Duarte Lima
Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
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Paula Roberta Pereira da Silva
Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo