|
|
No post anterior, vimos um pouco a respeito da utilização da calculadora científica como uma possibilidade para ensinar a função polinomial de primeiro grau. Neste, veremos a respeito da função quadrática, ou seja, a função polinomial de segundo grau.
Sabemos que a função quadrática tem seu gráfico representado por uma parábola. Professor(a), você já pensou na possibilidade de utilizar a calculadora para apresentar esse tópico? Vamos apresentar um exemplo de atividade que abra um leque de possibilidades para você utilizar a calculadora em sala de aula de modo que não seja, somente para conferir resultados.
Por exemplo, quando você apresenta a lei de formação da função quadrática, sendo f(x) = ax² +bx +c, em que a, b e c são números reais, e a ≠ 0. Essa função, graficamente forma parábola, correto? Essa lei de formação pode ser interpretada a partir da solicitação de diferentes valores para serem atribuídos a a, b e c, ao comparar os gráficos, tabelas de valores e a própria fórmula, auxilia na compreensão da estrutura algébrica da função.
Outra possibilidade é, por exemplo, solicitar que os alunos explorem uma função de modo a analisá-la graficamente e fazer inferências a respeito dos resultados. Mas como fazer isso? Confira o enunciado e o passo a passo a seguir.
Dadas as funções f(x) = x²+2x+6 e g(x) = x²-6x+9, que tal construirmos uma tabela de valores dessas funções com a calculadora ClassWiz fx-991 LA CW e posteriormente, visualizarmos seus gráficos, por meio da integração da ClassWiz com smartphones, via QR Code?
Para resolver o que está sendo solicitado no enunciado anterior, devemos seguir alguns passos:
Posteriormente aos gráficos e a tabela gerados, podem ser comparados os mínimos da função, o vértice, o ponto de interseção e o momento em que se encontram nos eixos x e y.
Essas funções podem ser exploradas de diferentes formas, depende de que aspecto é mais relevante para o objetivo da aula.
No próximo material, traremos algo a respeito das funções de 3º grau. Nos acompanhe!
Material produzido por Juliana Çar Stal, professora de Matemática da educação básica e doutoranda em Educação Matemática.
Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e obtenha treinamentos e recursos da Divisão Educativa da Casio!
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.
Ana Cláudia Cossini Martins
Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.
Maria Regina Duarte Lima
Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.
Paula Roberta Pereira da Silva
Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo