Atividade de estatística para alunos do Ensino Médio

Atividade de estatística para alunos do Ensino Médio

Franciele Santos Teixeira, Leandra dos Santos e Fanny Altafim Maciel

|

19 de dezembro de 2023

|

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma atividade de estatística para alunos do Ensino Médio: precipitação de chuvas e casos de dengue na cidade de Bauru.

Este trabalho apresenta um relato de experiência acerca de uma atividade desenvolvida com estudantes da segunda série do Ensino Médio.
Como metodologia para a elaboração e aplicação da atividade, nos apoiamos no uso de tecnologias em sala de aula, mais especificamente calculadora científica, Excel e GeoGebra, e ambientes investigativos. Com essa atividade buscamos discutir conceitos de estatística, mais especificamente medidas de tendência central e de dispersão.

A atividade iniciou com uma questão para refletir se os casos de dengue tinham relação direta com a precipitação das chuvas e, a partir da inquietação posta, foram analisadas precipitações médias anuais e os casos de dengue da cidade de Bauru.

A partir das discussões feitas, realizamos uma análise bivariada, através da regressão linear, de modo a deduzir, com os estudantes, que essa relação não era proporcional pela dispersão dos pontos do gráfico.

Por fim, foi concluído com os estudantes que a dengue é um problema coletivo e
que depende de mais ações de prevenção, além de pensar apenas na quantidade de chuvas.

Confira o artigo completo: Clique Aqui.

(Material produzido por Franciele Santos Teixeira pela Unesp e Leandra dos Santos pela Escola Estadual Professora Fanny Altafim Maciel).

Mais artigos

19 de dezembro de 2023
Seno, Cosseno, Tangente e Gráficos

Explorando as funções seno cosseno e tangente e gráficos com a calculadora científica ClassWiz Você sabia que a…

Tempo de leitura: 8 min
19 de dezembro de 2023
Seno, Cosseno e Tangente

Explorando seno cosseno e tangente com a calculadora científica Professor a como é para você trabalhar com as…

Tempo de leitura: 14 min
19 de dezembro de 2023
Adição e Subtração de funções

Nos materiais postados a respeito de funções foram apresentadas dicas a respeito de como criar tabela de valores…

Tempo de leitura: 5 min

Newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e obtenha treinamentos e recursos da Divisão Educativa da Casio!

"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Paula Roberta Pereira da Silva

Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo