O que é letramento matemático e como desenvolvê-lo com a calculadora?

O que é letramento matemático e como desenvolvê-lo com a calculadora?

Juliana Çar Stal

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19 de dezembro de 2023

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Tempo de leitura: 10 minutos

Certamente, você já ouviu falar sobre “letramento matemático” ou “literacia”, mas o que este termo significa?
Como ele aparece na Base Nacional Comum Curricular?
Há alguma possibilidade de relacionar este termo com a utilização de calculadoras?

 

Segundo o PISA (2010)

O letramento matemático refere-se à capacidade de identificar e compreender o papel da Matemática no mundo moderno, de tal forma a fazer julgamentos bem embasados e a utilizar e envolver-se com a Matemática, com o objetivo de atender às necessidades do indivíduo no cumprimento de seu papel de cidadão consciente, crítico e construtivo. O letramento matemático para o Pisa, portanto, não se limita ao conhecimento da terminologia, dos dados e dos procedimentos matemáticos, ainda que os inclua, nem tampouco se limita às destrezas para realizar certas operações e cumprir com certos métodos. As competências matemáticas implicam na combinação desses elementos para satisfazer as necessidades da vida real dos indivíduos na sociedade.

Ao tratarmos de competências matemáticas, têm-se a BNCC, a qual, por sua vez, apresenta uma perspectiva evolutiva do letramento, em que diferencia o letramento matemático do Ensino Fundamental e o do Ensino Médio, enfatizando que no Ensino Médio visa-se aprofundar e compreender competências e habilidades que favorecem a resolução de problemas em diversos contextos, assegurando que os alunos reconheçam que para compreender e atuar no mundo, os conhecimentos matemáticos são fundamentais, uma vez que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Bem como, ao articular a matemática e as tecnologias, como uma possibilidade de contribuir para o letramento, entendendo que este se dá em diversos contextos, visa-se a formulação, interpretação e resolução de problemas.

Vamos pensar em um exemplo prático:

Supondo que você fará uma aposta na loteria, em que tem uma cartela com 60 números, serão combinados seis números quaisquer. Você se depara com as seguintes situações: 

  1. Podem ser feitas 7 apostas com seis números;
  2. Pode ser feita uma única aposta com sete números.

Qual é a probabilidade de acertos na loteria? Será que é válido o jogo?

Para elaborar a resposta do problema, pode ser utilizado o RandInt (1;60) o qual, por meio de experimentos permite que seja feito o sorteio. E a partir de disso, será analisada a probabilidade de ganhar na loteria, o quanto é investido e o aluno concluirá se é válido jogar na loteria ou não.

Assim, entende-se que a calculadora se, devidamente, utilizada em uma aula planejada e com a finalidade ampliar e aprofundar os conhecimentos matemáticos, visando a modelagem e a investigação. É um instrumento potencialmente rico para o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais, bem como pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento computacional.

Material produzido por Juliana Çar Stal, professora de Matemática da educação básica e doutoranda em Educação Matemática.

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"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

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Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

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Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

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Paula Roberta Pereira da Silva

Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo