O uso da calculadora em outros países

O uso da calculadora em outros países

|

18 de dezembro de 2023

|

Tempo de leitura: 7 minutos

Nos dois conteúdos anteriores, trouxemos algumas discussões a respeito de como a calculadora é tratada na BNCC e na articulação com a resolução de problemas, mas essa é uma perspectiva brasileira.

Katia Smole, Cristiane Chica e Cristiane A. Ishihara, em 2019, também discutiram a respeito do uso ou não uso da calculadora em sala de aula. Nesse material, elas apresentam que o uso da calculadora deve ser menos técnico e utilizar mais do pensamento, também atrelam a utilização das calculadoras à construção de conceitos e organização dos dados, além da resolução de problemas.

E em outros países? Você sabe algo a respeito de como as calculadoras são utilizadas em sala de aula? ?

Neste conteúdo, traremos informações de cada país sobre o uso da calculadora em outros países, especificamente, nos Estados Unidos, em Portugal e na Espanha.

Nos Estados Unidos, desde 1980, a calculadora é utilizada em todos os níveis escolares em sala de aula e em provas. Você sabia disso? Para nós, foi uma novidade!

Em Portugal, o uso das calculadoras gráficas é obrigatório no ensino secundário, enquanto na Espanha há uma discussão a respeito da inclusão do uso de calculadoras gráficas e científicas para serem de modo geral em diferentes níveis de escolaridade, uma vez que no currículo universitário, seu uso é obrigatório.

O uso da calculadora acontece em alguns países e está sendo repensada em outros como parte dos currículos escolares. Que tal, aqui no Brasil, nós nos abrirmos para essa possibilidade e levarmos a calculadora para a sala de aula, já que há menção à ela na BNCC? 

Até o próximo conteúdo!

Por: Juliana Çar Stal, professora de Matemática da educação básica e doutoranda em Educação Matemática – UNESP

Referências:

Professores de toda Espanha debatem em Barcelona sobre o uso das calculadoras em sala de aula. – Casio Educação (casioeducacao.com.br)

Conheça a calculadora científica e saiba os benefícios de utilizá-la em sala de aula – Casio Educação (casioeducacao.com.br)

SMOLE, Katia; CHICA, Cristiane; ISHIHARA, Cristiane. Usar ou não usar a calculadora em sala de aula. 2019. Disponível em: Mathema. Acesso em: 31 jul. 2022.

Mais artigos

9 de setembro de 2024
Que tal trazer a calculadora para o seu planejamento escolar?

O que você acha de trazer a calculadora para o seu planejamento? Como integrar o uso da calculadora…

Tempo de leitura: 12 min
8 de julho de 2024
A calculadora científica no Ensino Superior

A importância de uma boa escolha dessa ferramenta. A calculadora científica é uma ferramenta essencial que desempenha um…

Tempo de leitura: 15 min
4 de julho de 2024
O que exatamente faz um pesquisador?

Essa é uma pergunta que qualquer pessoa que não esteja diretamente vinculada ao meio acadêmico poderia fazer…No entanto,…

Tempo de leitura: 20 min

Newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e obtenha treinamentos e recursos da Divisão Educativa da Casio!

"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Paula Roberta Pereira da Silva

Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo