Calculadora científica e gráfica no ensino de Matemática

Calculadora científica e gráfica no ensino de Matemática

Maria Teresa Zampieri, Sueli Liberatti Javaroni, com colaboração de Leandra dos Santos e Bruno de Moraes Turci

|

19 de dezembro de 2023

|

Tempo de leitura: 5 minutos

Calculadora científica e gráfica no ensino de Matemática: Um ensaio teórico.

Esse artigo objetiva discutir o percurso inicial de um projeto temático com foco no uso das calculadoras gráficas e científicas para o ensino de Matemática. Na discussão dos dados, apresenta-se uma análise crítica acerca dos materiais oficiais do Estado de São Paulo para o ensino médio, a partir de uma lente teórica que abarca a formação de professores e o uso das tecnologias digitais (TD), seguindo os pressupostos da metodologia de pesquisa qualitativa.

Para tanto, a fonte de dados é constituída pelos documentos referentes ao Currículo Paulista do novo ensino médio e pelo registro escrito das reuniões em que os colaboradores desse projeto realizam esses estudos.

Conclui-se que por meio da parceria com os professores da Educação Básica, colaboradores do projeto, associada à visão epistemológica dos autores para o uso das tecnologias e sobre a importância de promover ações formativas que abarque as situações de trabalho dos professores, entende-se que será viável a elaboração de propostas que valorizem a experimentação e a investigação, fomentando atitudes de insubordinação criativa.

Confira o artigo completo: Clique aqui.

(Artigo produzido pelas pesquisadoras Maria Teresa Zampieri e Sueli Liberatti Javaroni, doutoras em Educação Matemática pelo PPGEM-Unesp, em colaboração com os mestres Leandra dos Santos e Bruno de Moraes Turci).

Mais artigos

19 de dezembro de 2023
Seno, Cosseno, Tangente e Gráficos

Explorando as funções seno, cosseno e tangente e gráficos com a calculadora científica ClassWiz Você sabia que a…

Tempo de leitura: 8 min
19 de dezembro de 2023
Seno, Cosseno e Tangente

Explorando seno, cosseno e tangente com a calculadora científica Professor(a), como é para você trabalhar com as relações…

Tempo de leitura: 14 min
19 de dezembro de 2023
Adição e Subtração de funções

Nos materiais postados a respeito de funções, foram apresentadas dicas a respeito de como criar tabela de valores…

Tempo de leitura: 5 min

Newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e obtenha treinamentos e recursos da Divisão Educativa da Casio!

"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Paula Roberta Pereira da Silva

Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo