Tecnologias Digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática

Tecnologias Digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática

João Victor Gonçalves do Carmo

|

19 de dezembro de 2023

|

Tempo de leitura: 3 minutos

Neste artigo pretende-se, através de uma revisão de literatura inicial, apresentar afirmações, teorias e proposições acerca das Tecnologias Digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática.

Nessa revisão serão analisadas as calculadoras enquanto recurso pedagógico e Tecnologia Digital. Através das dissertações, artigos e teses elencados para dar sustento à revisão inicial, será identificado que as calculadoras são recursos que, comumente, passam despercebidos no escopo metodológico do professor.

Também nesse viés será abordado alguns paradigmas que ocorrem na implementação desse recurso tecnológico. A intenção principal do artigo é articular as dissertações, teses e artigos de modo a traçar um fio condutor entre elas fomentando um denominador comum: as calculadoras como recurso de investigação e não apenas como ferramenta geradora de algoritmos.

Confira o artigo completo: Clique Aqui.

(Material produzido pelo pesquisador João Victor Gonçalves do Carmo pela Unesp).

Mais artigos

22 de maio de 2024
CASIO na Bett 2024: Transformando a Educação com Tecnologia

A Bett 2024, a maior feira de tecnologia educacional da América Latina, foi um marco importante para a…

Tempo de leitura: 12 min
19 de maio de 2024
Seno, cosseno e tangente e gráficos com a calculadora científica ClassWiz

Os conceitos de seno, cosseno e tangente remontam à antiguidade, com contribuições significativas de matemáticos indianos e árabes….

Tempo de leitura: 16 min
19 de janeiro de 2024
Explorando seno, cosseno e tangente com a calculadora científica

Professor(a), como é para você trabalhar com as relações trigonométricas em sala de aula? E pra você, aluno(a)?…

Tempo de leitura: 18 min

Newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e obtenha treinamentos e recursos da Divisão Educativa da Casio!

"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Paula Roberta Pereira da Silva

Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo