Calculadoras nas aulas de Matemática

Calculadoras nas aulas de Matemática

Suellen Moura de Paiva

|

19 de dezembro de 2023

|

Tempo de leitura: 5 minutos

Calculadoras nas aulas de Matemática: reflexões sobre a utilização deste recurso didático.

Para o professor de Matemática é sempre um desafio trabalhar com a calculadora em sala de aula, ficando sempre uma interrogação: usar ou não usar?

É sabido que a calculadora se faz presente nas diversas atividades profissionais do nosso cotidiano, portanto, é importante que haja uma reflexão sobre a oportunidade de explorar o potencial desse recurso didático. Diversos estudos têm tratado sobre o uso da calculadora nas aulas de Matemática e da sua importância no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos.

No presente artigo consta a discussão sobre quando e como a calculadora será um instrumento de construção do conhecimento, versando entre os conteúdos matemáticos e suas relações ou apenas uma ferramenta de efetuar cálculos. Acredita-se que o uso da calculadora não impede os estudantes de pensarem matematicamente, pelo contrário, o uso da calculadora poderá provocar uma redução no cálculo escrito e mecanizado, além de promover oportunidades para a simulação e o levantamento de conjecturas, se esse uso estiver atrelado a propostas pedagógicas que valorizem a investigação.

Além disso, acredita-se também que a utilização da calculadora nessa perspectiva pode contribuir para a produção de conhecimento de diversos conteúdos matemáticos, desenvolvendo a capacidade de investigar ideias matemáticas, resolver problemas, formular e testar hipóteses, induzir, deduzir e generalizar, de modo que os alunos busquem coerência em seus cálculos, comuniquem e argumentem suas ideias com clareza.

Confira o artigo completo: Clique Aqui.

(Material produzido pela pesquisadora Suellen Moura de Paiva pela Unesp).

Mais artigos

19 de dezembro de 2023
Seno, Cosseno, Tangente e Gráficos

Explorando as funções seno cosseno e tangente e gráficos com a calculadora científica ClassWiz Você sabia que a…

Tempo de leitura: 8 min
19 de dezembro de 2023
Seno, Cosseno e Tangente

Explorando seno cosseno e tangente com a calculadora científica Professor a como é para você trabalhar com as…

Tempo de leitura: 14 min
19 de dezembro de 2023
Adição e Subtração de funções

Nos materiais postados a respeito de funções foram apresentadas dicas a respeito de como criar tabela de valores…

Tempo de leitura: 5 min

Newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e obtenha treinamentos e recursos da Divisão Educativa da Casio!

"Porque a BNCC não te diz como fazer. A BNCC diz que é importante que se use [calculadoras]. É importante que se leve para sala de aula as tecnologias, a calculadora ou uma planilha. Mas o como fazer, isso ela [a BNCC] não faz. O como fazer é o que a gente faz na Casio. "

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Ana Cláudia Cossini Martins

Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Ele [o estudante] precisa ter todo um conhecimento matemático para que ele possa inserir os comandos na calculadora. A medida que a gente vai trabalhando com esses comandos matemáticos, ele vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico-matemático ."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Maria Regina Duarte Lima

Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

"Eu fico ansiosa esperando cada formação, porque eu saio renovada e aprendendo mais a cada formação. Porque nós educadores somos eternos estudantes."

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.

Paula Roberta Pereira da Silva

Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo