|
|
Para o professor de Matemática é sempre um desafio trabalhar com a calculadora em sala de aula, ficando sempre uma interrogação: usar ou não usar?
É sabido que a calculadora se faz presente nas diversas atividades profissionais do nosso cotidiano, portanto, é importante que haja uma reflexão sobre a oportunidade de explorar o potencial desse recurso didático. Diversos estudos têm tratado sobre o uso da calculadora nas aulas de Matemática e da sua importância no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos.
No presente artigo consta a discussão sobre quando e como a calculadora será um instrumento de construção do conhecimento, versando entre os conteúdos matemáticos e suas relações ou apenas uma ferramenta de efetuar cálculos. Acredita-se que o uso da calculadora não impede os estudantes de pensarem matematicamente, pelo contrário, o uso da calculadora poderá provocar uma redução no cálculo escrito e mecanizado, além de promover oportunidades para a simulação e o levantamento de conjecturas, se esse uso estiver atrelado a propostas pedagógicas que valorizem a investigação.
Além disso, acredita-se também que a utilização da calculadora nessa perspectiva pode contribuir para a produção de conhecimento de diversos conteúdos matemáticos, desenvolvendo a capacidade de investigar ideias matemáticas, resolver problemas, formular e testar hipóteses, induzir, deduzir e generalizar, de modo que os alunos busquem coerência em seus cálculos, comuniquem e argumentem suas ideias com clareza.
Confira o artigo completo: Clique Aqui.
(Material produzido pela pesquisadora Suellen Moura de Paiva pela Unesp).
Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e obtenha treinamentos e recursos da Divisão Educativa da Casio!
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.
Ana Cláudia Cossini Martins
Professora Especialista em Currículo (Física)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.
Maria Regina Duarte Lima
Professora Especialista em Currículo (Matemática)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Risus aenean sed vivamus iaculis. Adipiscing nibh sed pellentesque proin ut suspendisse. Sit nunc et eu amet. Enim mi enim nam vitae magna cras nullam amet.
Paula Roberta Pereira da Silva
Professora Componente Física
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo